Ambiente de compra
Qual ambiente de compra você tem proporcionado ao seu cliente? Ele está em harmonia com o conceito da sua marca?
Lembre-se que o cliente é o carro-chefe do seu negócio. Por isso, ao entrar na loja, é ideal que ele sinta-se confortável, mas empolgado. Explorar novas tecnologias interativas, ajustar a playlist, regular a iluminação e expor elementos que inspirem possibilidades aos consumidores são ações que fazem a diferença. Olhe para seu público-alvo e pense em como criar um espaço instigante e divertido para ele.
Disponibilidade de produtos
Outro ponto importantíssimo na experiência de compra é a disponibilidade dos produtos oferecidos. Para que esse abastecimento funcione corretamente, é preciso que a gestão e o controle de estoque estejam sendo bem executados. É frustrante buscar por um produto específico e o estoque do item ter esgotado ou se apaixonar por uma peça que não tem o seu tamanho. Esses exemplos causam sensações negativas no consumidor que, muitas vezes, serão associadas ao seu estabelecimento, mesmo que inconscientemente, fazendo com que o cliente não retorne.
Nestes casos, também é importante escutar a equipe de vendas, a fim de analisar a situação e desenvolver estratégias de solução.
Formas de pagamento
A digitalização, de modo geral, está aí para nos provar que o mundo quer mais facilidades nas ações diárias. Obviamente, o varejo precisa se adaptar a essa nova realidade. Com as facilidades das compras online, sempre terá alguém com um produto similar ao seu, disposto a fazer pelo seu cliente o que você não faz. Facilitar o pagamento é uma das premissas principais desse novo momento. Informe-se, fique por dentro das novidades e atualize-se com tecnologias que serão vantajosas para você e seu cliente. Já falamos aqui, por exemplo, sobre
relevância do Pix para os brasileiros.
Atendimento
Por último, mas tão importante quanto todos os outros itens citados, o atendimento também influencia, e muito, na fidelização dos clientes. O primeiro passo, em todas as etapas, é sempre olhar para as características e necessidades do seu público e pensar em como atendê-las com excelência. Faça treinamentos regulares com as equipes de vendas, demonstre confiança no seu time e esteja disponível para sugestões e apontamentos.
Avaliação
Faça do seu público, literalmente, a comissão avaliadora da experiência de compra proporcionada pela sua loja. Envie uma pesquisa de satisfação aos clientes, logo após a compra, por WhatsApp, e-mail ou SMS. Para engajar mais a participação, seus vendedores podem avisar o cliente sobre o posterior envio da pesquisa, antes de finalizar a compra, explicando a importância da participação dele. Descontos em uma nova compra também motivam as respostas.
A Server desenvolveu uma ferramenta que também ajuda a medir a satisfação dos clientes, de forma mais indireta. Com a
Smart List, uma ferramenta de gestão da equipe de vendas, ao finalizar o atendimento, os vendedores apontam se venda ocorreu ou não e quais os motivos do respectivo desfecho. É possível utilizar esses dados para uma análise do que pode ser melhorado.
Foque na satisfação dos seus clientes, pois o sucesso do negócio será uma consequência!
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