O giro de estoque sempre foi um parâmetro importante, não apenas para a gestão de estoque, mas para gestão do negócio em geral, uma vez que um aumento no giro significa alta nas vendas e um atraso gera sérias consequências. Atualmente ele se faz ainda mais necessário para que seu negócio acompanhe as transformações no consumo e também no fornecimento. Segue com a gente para entender melhor!
O que é giro de estoque?
O giro de estoque é um indicativo que demostra o desempenho do seu estoque. Por meio dele, é possível saber como está a rotatividade dos itens armazenados, a aceitação dos clientes e, consequentemente, a saúde financeira de sua loja. Com isso em mãos, você pode traçar estratégias mais precisas para melhorar o desempenho de vendas.
O cálculo é básico e fácil, basta que você tenha um ótimo controle de entradas e saídas, estipule um período que deseja analisar e faça as contas. Existem duas formas: por itens e por valores.
Por itens:
Suponhamos que você deseja saber quantos giros o sapato X tem por ano. Pegamos a média de estoque do item e dividimos pelo número de vendas no ano. Exemplo: 500 vendas ao ano divididas por 50 pares de média de estoque, temos um total de 10 giros ao ano. O cálculo pode ser feito por coleção, modelo, marca, fornecedor, entre outros marcadores, de acordo com a sua necessidade.
Por valor:
Também existe o cálculo por valor investido no estoque. Ele segue a mesma lógica do anterior. Para isso você precisa ter uma média de valor de compra e
calcular de acordo com o valor de compra e não de venda. Suponhamos que seu valor médio de compras é R$ 50 mil e o seu volume de vendas foi R$ 900 mil no ano (levando em consideração o valor de compra), dividindo 900 por 50 temos um total de 18 giros ao ano.
Tempo médio de reposição:
Para que você possa se planejar de forma mais precisa e em longo prazo, existe outro cálculo que se pode fazer e obter ainda mais informações sobre o giro. É um cálculo para saber o tempo médio de reposição. Vamos aproveitar o exemplo da conta de cima, se você tem 18 giros ao ano, basta dividir 365 (total de dias) por 18, resultando em 20, ou seja, seu tempo médio de reposição é a cada 20 dias.
Avaliação
Agora que já está bem claro o que é o giro de estoque e como você pode calcular, vamos às dicas de o que fazer com os resultados. Pegando o assunto da introdução, os impactos da pandemia, o momento é de reavaliação. Mesmo com muita instabilidade, nós já temos um ano inteiro de experiência para explorar. Por isso, nossa dica é: debruce-se sobre todos os dados que o giro de estoque pode lhe trazer sobre esse momento, defina os produtos que tiveram mais saídas e os que entraram para o esquecimento, analise seus fornecedores, tempo de produção e entrega, formas de pagamento.
Restabeleça todos os seus parâmetros, se o ritmo de vendas mudou, não adianta continuar trabalhando com índices que não representam a realidade. Defina seu estoque mínimo, atente-se para as datas promocionais, comunique e prepare sua equipe para as novas definições e estratégias. Lembre-se que o momento é de instabilidade e o planejamento deve ser flexível.
Faça o estoque girar
Estoque parado é sinônimo de capital imobilizado e em risco. O estoque gera custos de espaço, acondicionamento dos itens, segurança contra sinistros, entre outras situações. Além disso, alguns itens de consumo sazonais são desvalorizados a cada dia que em ficam parados no estoque. Portanto, um estoque saudável é um estoque com rotatividade.
Faça promoções criativas que ajudem a vender o que está parado. Avalie o que já deu certo com seus clientes, pegue ganchos do momento (datas promocionais), faça pesquisas com seu público-alvo. Reinvente-se! O momento é difícil, mas nós vamos superá-lo.
Software adequado
Um software adequado pode facilitar a sua vida em diversos setores, mas principalmente na gestão de estoque. A Server Softwares para Varejo é especializada nos segmentos de calçados, acessórios e vestuário. O software BusinessShop é completo, online e mobile, permite que você receba relatórios automáticos e personalizados e gerencie seu estoque no momento e local que desejar. Além disso, ainda disponibiliza a ferramenta Coletor Virtual, que facilita a realização do inventário e mantém os dados atualizados com toda precisão e agilidade da tecnologia RFID. A Server acelera a entrega de informação para que você possa focar nas estratégias.
Vem saber mais em
www.serverinfo.com.br e solicite uma apresentação.