Suporte técnico

O que esperar da Black Friday 2021

A Black Friday está dando as caras por aí e o consumidor brasileiro já está na espera das promoções. No entanto, os varejistas precisam saber o que esperar da data para que possam preparar os descontos. Por isso, reunimos uma série de dados importantes para guiar as ofertas e ações. Segue com a gente para saber mais!

O que esperar da Black Friday 2021
Como foi em 2020
De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust/Compre&Confie, ano passado a Black Friday movimentou R$ 5,1 bilhões, o que representa 31% a mais que em 2019. Desse total, R$ 3,1 bilhões foram movimentos no comércio eletrônico, setor que atingiu um crescimento de 24,8% em relação ao ano anterior.
A pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo, realizada pela Behup, revelou que 80% dos consumidores compraram por novos canais de venda, como WhatsApp ou redes sociais.

Como será em 2021
Uma pesquisa realizada pelo Méliuz apontou que 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday e 25% dos entrevistados ainda não decidiram se comprarão ou não. Dos indecisos, 56% alegam que não sabe se os descontos valerão a pena, 28,1% dizem não ter situação financeira favorável, 10,3% nunca compraram na data e 2,7% compraram, mas tiveram uma experiência ruim.
No entanto, apenas 2,9% dos entrevistados afirmam que não pretendem ir às compras, a maioria por motivos financeiros. Os números animam e levam analistas a acreditar que a data pode render lucros ainda maiores que no ano passado.

Qual será o comportamento do consumidor
Economia é item obrigatório da lista de desejos dos brasileiros para a Black Friday. Sendo assim, de acordo com a pesquisa do Méliuz, o melhor preço lidera com 60,7% dos entrevistados, cupons de desconto e cashback somam 13,4%, frete grátis recebeu 12,6%, reputação da loja/marca é decisivo para 6,5%, e 5,7% levam as condições de pagamento em consideração.  
Eles já estão de olho nos preços! O Grupo RBS fez uma pesquisa com os consumidores gaúchos e 60% responderam que já estão pesquisando preços. Lembrando que já informamos aqui no blog a pesquisa da UOL que afirma que 92% dos consumidores brasileiros pesquisam os preços de serviços e produtos antes da Black Friday e 57% deles realiza essa pesquisa até dois meses antes da data.
Ainda de acordo com o Grupo RBS, 43,7% dos consumidores gostam de ver anúncios prévios com ofertas, 69,4% preferem a publicidade em sites e aplicativos para a tomada de decisão, mais de 80% afirmaram já ter comprado alguns produtos em função dos anúncios digitais e 55,8% do público consultado na Grande Porto Alegre afirmou consumir TV e Digital simultaneamente.

Onde os consumidores pretendem comprar
Diferente da pesquisa divulgada pela UOL alguns meses atrás, que dizia que 15% pretendem comprar em lojas físicas, a pesquisa mais recente, divulgada pelo Méliuz diz que apenas 8,9% dos entrevistados pretendem realizar as compras da data em loja física, 2,5% a menos que em 2020. O e-commerce é o grande procurado, 56,7% dos entrevistados pretendem realizar apenas compras online na Black Friday. Já 28,2% dos consumidores darão espaço para as duas opções.

Quando irão comprar
O estudo do Méliuz diz que 27,9% dos brasileiros farão compras ao longo de toda a semana. A madrugada de quinta para sexta vem em segundo lugar com 23,6% dos entrevistados, 41,8% a menos que ano passado. A manhã de sexta-feira é preferência de 15,7% das pessoas. A noite de sexta-feira tem 7,7% e a tarde 4,5%. Há ainda 16,5% que não sabem em que momento deverão fazer as compras.

Quanto pretendem gastar
Ainda seguindo os dados do estudo do Méliuz, 24,5% dos entrevistados dizem estar dispostos a gastar entre R$1000 e R$2999, 21% pretendem gastar entre R$500 e R$999 e 2,5% esperam gastar até R$99. Outros 17,1% não estipulam orçamento para a data.

Como irão pagar
Entre os entrevistados, 74% querem comprar no cartão de crédito para parcelar os valores, 23% usarão também o crédito, mas comprarão à vista, 11,5% comprarrão com Pix e 10,4% optarão pelo boleto.

Prepare-se e tenha sucesso nas vendas desta Black Friday!
Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Agende uma apresentação.

11 de Outubro de 2021

Compartilhar:

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok