sua loja já está alinhada com a principal data de vendas do varejo brasileiro?
Faltam poucas semanas para o Natal! A data é considerada a maior em vendas no varejo brasileiro e já começa a aquecer o comércio a partir da segunda quinzena de novembro. Estar preparado para atender a demanda de clientes em seu negócio é imprescindível para garantir seu faturamento e lucro nesse final de ano. Então, o melhor é se preparar com o estoque e elaborar uma boa estratégia de marketing, já que o Natal é uma data em que as pessoas presenteiam todas as outras, sem público específico, como acontece nas demais datas do ano, nos Dias dos Namorados, das Mães e dos Pais.
É uma data também muito esperada pelo varejo depois de dois anos de pandemia e isolamento. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é que haja um aumento nas vendas de 2,1% para esse ano, depois de dois anos consecutivos de queda (-2,7% em 2020 e -2,1% em 2021). E o que anima o setor é o fluxo de consumidores nas lojas que, atualmente, segundo a CNC, está em 3,1% acima do período anterior ao início da crise sanitária no Brasil (-22,1% em 2020 e -4,8% em 2021).
Além disso, o aumento também está previsto na contratação de funcionários temporários. Conforme a CNC, a projeção de contratação desse ano é de mais de 109 mil vagas temporárias em todo o País. Esse número é o maior já registrado nos últimos nove anos, ou seja, desde 2013, quando foram abertos 115 mil postos de trabalho. E o setor de vestuário, que engloba roupas, calçados e acessórios, é o segundo maior em contratação, sendo responsável por preencher aproximadamente 25,8 mil vagas temporárias desse final de ano.
Concorrência
O principal desafio para você vender bem nesse Natal é superar a concorrência. Por isso, é necessária uma renovada no estoque e uma estratégia de marketing que atenda às suas projeções de vendas. Além disso, conhecer as melhores soluções tecnológicas do mercado e aplicá-las em seu negócio coloca sua loja na preferência do consumidor. Em tempos de pós-pandemia, em que as pessoas estão indo às lojas comprar, mas boa parte ainda prefere a comodidade e a praticidade da compra on-line, estar com todas as suas plataformas de vendas conectadas é um fator extremamente relevante para quem quer estar à frente do mercado. Por isso, consulte a Server Softwares para Varejo (www.serverinfo.com.br) e agende uma apresentação para conhecer as melhores e as principais tendências do varejo. A Server oferece uma gama de produtos que facilitam as vendas e trazem experiências inovadoras para os consumidores.
Estratégias
E, claro, que tendo as melhores plataformas de vendas para o seu negócio, em versões desktop e mobile, é preciso também que sua estratégia de marketing esteja alinhada com a data. Ou seja, criar campanhas eficientes e aproveitar as oportunidades é primordial para alavancar suas vendas. O principal para isso é ter seu estoque renovado e preparado para atender a demanda. Lembre-se que as últimas duas semanas que antecedem o Natal são de intenso movimento no comércio e os consumidores ainda estarão em busca de presentes até o último dia.
A dica é fazer uma bela decoração de Natal e preparar a vitrine e o interior do seu estabelecimento para isso. Uma sugestão, e se tiver recursos para tal, é ‘brindar’ os compradores com um cartão de Natal, com o logo da sua marca, para que eles possam desejar um Feliz Natal com o presente que compraram em sua loja. E não esqueça que os demais canais de comunicação de seu negócio também devem estar ‘decorados’ como a sua loja. Fale sempre a mesma mensagem, ou seja, crie imagens e materiais gráficos que identificam a sua marca apenas no olhar.
A sua campanha deve ser aplicada em todas as suas plataformas físicas e digitais. Definidas e bem alinhadas, elas devem conter a mesma mensagem quando for postar no seu blog, fazer posts e interações nas suas redes sociais, enviar no e-mail marketing, acrescentar no seu site ou aplicativo, nas mensagens de WhatsApp ou no SMS, além das mídias virtuais pagas e no uso de pop-ups personalizados. Investir em mídia paga e segmentada por meio do Google Ads e Facebook Ads são formas eficientes de aumentar suas vendas no digital e trazer clientes para sua loja física.
Facilidade e praticidade
Outro fator muito importante para essa data é estar com os seus equipamentos e máquinas atualizadas para atender o cliente durante a sua compra. Ele busca por facilidade e praticidade na hora de comprar, tanto no e-commerce, quanto em sua loja física. Oferecer diversas opções de pagamento, como PIX ou parcelamento no cartão de crédito, e criar formulários de cadastros enxutos. Se ele demorar em concluir a compra, você pode perder a venda.
Aposte também em descontos progressivos e campanhas de fretes grátis. Os descontos progressivos aumentam o ticket médio do cliente que aproveita a oferta e acaba gastando mais. E o frete grátis pode ser definido a partir de um determinado valor, fazendo com que o consumidor opte por mais produtos para não pagar o frete. Por isso, para que suas vendas no Natal sejam positivas se prepare para atender o seu cliente conectado com as melhores soluções tecnológicas de vendas em seu negócio e com uma campanha assertiva de marketing que atinja o seu público-alvo. Agora é com você!
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