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Neurodiversidade e experiências de compra multissensoriais

No varejo, atrair a atenção do cliente e fazer com que ele se sinta motivado a comprar é essencial. Com a chegada das novas gerações, as experiências multissensoriais ganharam espaço conquistando, principalmente, o público jovem, avido por interação e descobertas. Para provocar essas sensações, diversos estimulantes são utilizados, como perfumes, músicas, luzes, comidas e bebidas, texturas, painéis, entre outros. No entanto, nem todo cliente sente-se bem com essa explosão multissensorial. Esse é o caso dos neurodivergentes. Segue com a gente para entender melhor e saber como tornar sua loja mais acolhedora a esse grupo de clientes.

Neurodiversidade e experiências de compra multissensoriais
O que são neurodivergentes?
Neurodivergentes são pessoas com configuração neurológica diferente da que é considerada padrão. Pessoas com autismo, dislexia, transtorno de déficit de atenção, transtorno dissociativo de identidade e, até mesmo, com outros transtornos psicológicos, são neurodivergentes.
De acordo com um estudo de 2018, do Centro de Pesquisas Britânico CIPD (Instituto Oficial de Pessoal e Desenvolvimento), 10% da população mundial se enquadra na categoria de neurodivergente.

Por que experiências multissensoriais podem incomodar?
Bom, como já falamos acima, neurodivergentes têm uma configuração neurológica diferente da considerada padrão, ou seja, recebem e reagem a estímulos de maneira diferente. O exagero dos estímulos pode levar os neurodivergentes a uma sobrecarga sensorial, gerando sensações negativas e tornando o ato de fazer compras um verdadeiro desafio.
Música muito alta pode incomodar pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Termos complexos e descrições difíceis e confusas, algumas vezes em outra língua, podem atrapalhar pessoas com Dislexia e Dispraxia. A soma de luz, som e aromas, pode sobrecarregar autistas.

Como tornar a loja mais acolhedora?
Equilíbrio é a chave de tudo. Manter a música em um volume mais brando, não exagerar na iluminação, abusando de contrastes e intensidade, procurar oferecer informações claras e acessíveis a todos os públicos. Caso sua loja utilize muitos termos complexos ou em outras línguas, que são parte do conceito da sua marca, uma explicação simplificada na sequência desses termos funciona bem.
Capacitar sua equipe sobre o assunto e orientar o que fazer, caso perceba que o cliente precisa de suporte, é importante. Muitas vezes, levar o cliente para um ambiente mais tranquilo ou agendar um horário para que ele receba um atendimento personalizado, são ótimas soluções.

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23 de Agosto de 2021

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