No competitivo cenário do varejo, uma gestão eficiente de vendedores é fundamental para impulsionar as vendas, otimizar o atendimento ao cliente e aumentar a lucratividade. Com o avanço da tecnologia, surgiram soluções inovadoras, como o SmartList da Server Softwares para Varejo, que permitem o acompanhamento e aprimoramento das atividades dos vendedores de forma inteligente e eficaz. Este artigo tem como objetivo fornecer um guia prático sobre o SmartList e oferecer dicas valiosas para a gestão eficiente de vendedores no varejo.
Entendendo o SmartList
SmartList é uma solução que faz a gestão da ordem dos atendimentos dos vendedores e acompanha a eficiência/conversão dos mesmos, através de dados fidedignos do que ocorre no seu salão de vendas.
Muito além da simples ordenação dos atendimentos, a aplicação traz dados referentes à efetividade dos vendedores, taxas de conversão e o principal, motivos da não conversão, assim você saberá exatamente porque uma venda não ocorreu e poderá ajustar esse gap através de ações promocionais, ajustes de estoque, reciclagens, etc.
Imagine que um cliente entrou na loja para ser atendido, nesse momento o vendedor coloca seu status em “atendimento” e começa a venda junto ao consumidor, o SmartList contabiliza o tempo do atendimento e, ao final, o vendedor, para poder voltar seu status à fila de atendimento, precisa informar se a venda ocorreu ou não. Caso negativo, ele deverá colocar os motivos da não conversão, seja preço, cor, tamanho, falta do produto em estoque, etc.
Assim os gestores poderão cruzar esses valiosos dados para aprimorar sua conversão dentro da loja quanto a estoque, preço, pedidos de reposição ou até mesmo realizar treinamentos nivelando as melhores práticas dos vendedores que melhor convertem.
Preparando a Equipe de Vendas para o SmartList
A ferramenta deve ser vista pelos vendedores com uma forma de motivação e aprimoramento profissional, pois, nela também é possível, caso os gestores desejam, deixar visíveis números como metas individuais dos vendedores ou geral da equipe toda. O que pode levar um engajamento maior e motivação de todos.
Falando em metas, crie números reais e éticos, que sejam passíveis de serem atingidos, assim a motivação e engajamento serão maiores entre a equipe. Um bom exemplo disso é criar metas por patamares como: meta mínima, meta e super-meta, obviamente, com remunerações equivalentes aos que conquistaram o mérito.
Dar autonomia aos vendedores, individualmente, e à equipe, coletivamente, não significa perder o que controle da situação ou que cada um pode fazer o que bem entende da forma que achar melhor. Significa deixar que cada um execute as suas funções dentro da sua personalidade, quesito este que você avaliou na seleção da sua equipe. É autorizar que os vendedores resolvam os problemas dos clientes, seguindo as orientações e políticas pré-estabelecidas, sem necessitar de aprovação.
Ao conceder autonomia ao vendedor e à equipe, isso confere uma porcentagem de responsabilidade, mas principalmente de confiança. Esses fatores ajudam a trazer os colaboradores para o centro do negócio, fazendo com que se sintam parte importante da empresa e com que entendam que suas ações são extremante relevantes para o sucesso nas vendas. Além disso, uma equipe confiante passa confiança aos clientes e tem grandes chances de conquistá-los.
O tema atendimento humanizado está cada vez mais presente nas discussões sobre atendimento ao cliente. O período pandêmico só evidenciou ainda mais as nossas fragilidades e quanto é importante manter contato com outros humanos.
Agir de forma humanizada, considerando as singularidades de cada um, é o primeiro degrau para começar a subir esta escada. Quando sua equipe percebe que você conhece e se importa com as potencialidades e as dificuldades de cada um, ela se sente valorizada.
Se a equipe pode contar com seu gestor, certamente, ele pode contar com ela. Esse é o segundo degrau na formação de líderes e gestores. O gestor de uma equipe acerta com a equipe, mas erra também, e se coloca como parte do grupo na hora de executar o trabalho. Diminuir a distância entre quem comanda e quem é comando ajuda na formação de vínculos e no entendimento mútuo.
A preocupação em oferecer as melhores condições de trabalho aos colaboradores também soma pontos na conquista deles. Isso aborda desde o vale-transporte, passando pelo ambiente de trabalho e chegando aos equipamentos. Gerenciar bem essas condições simboliza cuidado e respeito. Treinamentos e formações também garantem degraus nessa subida. Se a equipe gosta do que faz, certamente ela quer aprender como fazer ainda melhor.
Definindo Métricas
As métricas de desempenho de vendedores no varejo podem variar dependendo do tipo empresa e seus objetivos. No entanto, aqui estão algumas métricas comuns que são frequentemente usadas para avaliar o desempenho dos vendedores:
Vendas totais: é uma métrica básica que mede o total de vendas realizadas por um vendedor em um determinado período de tempo. É uma medida direta do desempenho em termos de geração de receita.
Ticket médio: essa calcula o valor médio de cada transação realizada por um vendedor. Um ticket médio mais alto indica que o vendedor está efetivamente realizando vendas de valor mais elevado, o que pode ser importante para aumentar a receita.
Taxa de conversão: mede a porcentagem de clientes que efetivamente fazem uma compra em relação ao número total de clientes atendidos por um vendedor. Uma alta taxa de conversão indica que o vendedor é eficaz em transformar oportunidades de vendas em vendas reais.
Tempo médio de atendimento: rastreia o tempo médio que um vendedor leva para atender a um cliente, desde o momento em que o cliente entra na loja ou faz uma consulta até o momento em que o atendimento é concluído. Um tempo médio de atendimento mais curto geralmente indica eficiência e um melhor serviço ao cliente.
Índice de satisfação do cliente: essa métrica mede a satisfação geral do cliente em relação ao atendimento recebido de um vendedor. Pode ser medido por meio de pesquisas de satisfação, avaliações de clientes ou feedbacks diretos. Um alto índice de satisfação indica que o vendedor está fornecendo um bom serviço ao cliente.
Clientes repetidos: métrica que rastreia a quantidade de clientes que retornam à loja ou compram novamente de um vendedor específico. Um alto número de clientes repetidos indica que o vendedor está construindo relacionamentos duradouros e leais com os clientes.
Vendas por categoria ou produto: métrica analisa o desempenho de um vendedor em relação a categorias ou produtos específicos. Pode ser útil para identificar áreas de força ou oportunidades de melhoria para um vendedor em particular.
Acompanhando o progresso com o SmartList
A funcionalidade trivial do SmartList é a ordenação dos atendimentos realizados pelos vendedores de forma digital e rápida, com simples toque na tela do tablet ou telefone, já considerando pausas, intervalos e ausências, sem necessidade daquela folha de papel, muitas vezes desorganizada ou esquecida sobre um balcão na loja.
Todavia, as possibilidades do aplicativo vão muito além, basta definir as regras de negócio que melhor atendem suas demandas.
Utilize as notas e comentários, o SmartList permite adicionar notas ou comentários aos atendimentos. Use essa funcionalidade para registrar informações importantes, atualizações sobre o atendimento ou qualquer outra observação relevante. Isso ajudará a manter um registro claro de todas as interações e informações relevantes.
Analise os dados e métricas: o SmartList oferece recursos de relatórios e análise. Utilize essas informações para avaliar o desempenho da equipe, identificar gargalos ou áreas de melhoria e tomar decisões com base nos dados quanto aos produtos que mais giram e como ocorrem as vendas na loja.
A gestão eficiente de vendedores no varejo é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Com o uso do SmartList da Server Softwares, é possível potencializar a produtividade, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e impulsionar as vendas. Neste e-book, exploramos as principais estratégias e práticas para uma gestão eficiente de vendedores, utilizando o SmartList como ferramenta-chave.
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