Você passa horas procurando itens e fazendo o inventário da sua loja? Aliás! Você faz o inventário da sua loja regularmente? Considere o estoque da sua loja como o sangue do seu corpo. É ele que irá nutrir todas as atividades da loja do começo ao fim e onde ele não chegar, algo poderá perder a eficiência, portanto, mantê-lo saudável é muito importante.
Partindo do princípio, antes mesmo dos produtos chegarem à sua loja, converse com seu fornecedor de produtos e sistema.
O fornecedor de produtos deve, sim deve, desde setembro de 2022, utilizar o código GTIN, ou EAN o qual identifica cada produto, sua origem e variação, bem como na nota fiscal que identifica o volume todo da compra/pedido. Essa obrigação se estende aos revendedores, que deverão fazer o cadastro do código para que os mesmos sejam informados em sua Nf-e e Nfc-e.
O uso desse código, saindo da fábrica, já facilita muito na entrada de produtos em seu estoque, pois basta bipar a nota de produtos para dar entrada em todos ao mesmo tempo e de maneira correta em seu estoque.
Isso leva ao segundo ponto que é a conversa com seu fornecedor de sistema. Esse deve ser capaz de simplesmente ao bipar a nota de compra, já lançar os produtos diretamente em seu estoque, devidamente descritos e nas quantidades corretas, sem necessidade de bipar um a um manualmente.
Esse processo automatizado reduz o tempo aplicado na entrada de produtos, conferência e realização do inventário de estoque, pois já fornece dados completos e precisos do que está chegando à loja.
Passada essa etapa, vem o inventário em si, (o ideal é realiza-lo uma vez ao mês), assim as chances de algum “furo” reduzem bastante, principalmente quando os estoques físicos da loja e virtual do e-commerce são compartilhados.
O processo de coleta de inventário pode ser demorado, dependendo da tecnologia aplicada:
- Um leitor de códigos de barras ou QRCode pode ser utilizado para bipar individualmente todos os itens do estoque, gerar um arquivo de coleta que depois será enviado e lido pelo seu sistema, atualizando as informações, esse processo é mais demorado e, dependendo do tamanho do estoque e/ou disposição dos itens pode levar tempo.
- Uma ótima opção é a identificação por RFID, etiquetas de rádio frequência que emitem um sinal identificando cada produto, então, basta utilizar um coletor centralizado no estoque ou uma antena que todos os produtos são coletados em segundos. Nesse caso também é necessário conversar com seu fornecedor para saber se ele trabalha com a tecnologia e tem condições de lhe fornecer os produtos com essas etiquetas inteligentes.
Para ambos os casos a Server Softwares para Varejo possui soluções eficientes, além de ter a capacidade de receber entrada de produtos pelo simples bipe da nota de compra a empresa também possui know-how com RFID e fornece, gratuitamente o Coletor Virtual, um aplicativo para Android que faz coletas de inventário e envia em diferentes formatos os dados para qualquer ERP do mercado. Sim! É gratuito, baixe aqui!
A manutenção diária de todas as movimentações dos produtos deve ser feita no sistema a fim de evitar perdas, principalmente se sua loja trabalha com consignados, seja para cliente final, ou mesmo funcionários, o registro de produtos que estão sendo experimentados deve constar no sistema de forma clara, mais uma solução que seu sistema deve possuir e que a Server também fornece.
O controle de giro deve fazer parte da rotina da loja, se possível, estabeleça um dia no mês para fazer essa aferição e já programar sua reposição, mais uma vez, o BusinessShop, sistema da Server, pode auxiliar com relatórios precisos e sugestões de compra/reposição. Isso evita “compras urgentes” com seu fornecedor – o que pode ajudar na barganha por preço e facilita o cronograma de produção.
A disposição dos itens no estoque pode ser fator decisivo para a compra de um consumidor, deixe os produtos de maior giro mais acessíveis, os de promoção também e reserve um espaço para guardar as caixas dos que estão na vitrine.
Gestão de estoque eficiente traz ganhos à loja e à sua saúde financeira, afinal, estoque são produtos, logo, possuem valor e são “dinheiro estocado”.
Conte com a Server Softwares para Varejo para atender de forma eficiente a essa e todas as demandas diárias do varejo. Fale conosco.
Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais
Ok