Passados o Natal e a Black Friday, muitos varejistas terão que atender as demandas das solicitações de troca de mercadorias, seja em suas vendas virtuais ou físicas. Os clientes querem trocar os produtos que adquiriram ou ganharam de presente, e quem não estiver atento a esse tipo de serviço, pode não apenas perdê-lo como perder outros que falarão mal do seu negócio. O artigo que elaboramos busca alertar o comércio para evitar essas falhas no processo e, consequentemente, fidelizar seu consumidor com dicas e sugestões.
Estar atualizado com as ferramentas tecnológicas que vão aperfeiçoar a gestão do seu negócio e ainda aumentar a sua eficiência no atendimento ao cliente, gerando experiências inovadoras, é prescindível nos dias de hoje, em que o mercado está altamente competitivo. A Server Softwares para Varejo traz soluções tecnológicas que otimizam a gestão de suas demandas.
Operações eficientes
O BusinessShop é uma ferramenta ultramoderna que permite realizar diversas operações na versão desktop e mobile, atendendo todas as necessidades de sua loja, passando pelo estoque, emissão de notas, CRM, trocas até o demonstrativo de resultados. Além disso, pode ser integrado com o seu e-commerce.
Com esse sistema, é possível fazer trocas dos produtos com toda a tranquilidade, com apenas alguns cliques, sem precisar acessar diversos arquivos e outras plataformas. E tudo atualizado conforme a legislação vigente, gerando uma ótima experiência para seu cliente.
Outra vantagem é a venda consignada. Pensando em soluções que ajudem o varejo, a Server aprimorou essa ferramenta, tornando viável essa relação de confiança da marca com o seu cliente fidelizado. O sistema permite a entrega ou retirada de uma remessa de mercadorias em consignação, bem como, ela ocorre, com segurança e controle total, sem gerar furo no estoque ou qualquer outro inconveniente.
Atendendo bem seus clientes, deixando-os à vontade para escolher suas mercadorias e depois pagá-las, é uma solução de venda à distância que aumenta seu faturamento. E nessa época de pós-pandemia, em que a orientação para voltar a usar máscaras em ambientes fechados, oferecer condições de compra e de pagamento inovadores só aumenta as chances de vender mais.
Trocas de mercadorias
Então, para as próximas solicitações de trocas de sua loja física ou virtual fique por dentro das dicas e sugestões que a Server elaborou abaixo:
1 – Política de Troca e Devoluções transparente
Tenha sua Política de Troca e Devoluções bem definida e divulgada para que o cliente a encontre com facilidade. A orientação sobre trocas ou devoluções pode estar disponível em um documento na sua loja física, impresso no interior das embalagens de seus produtos ou em um link no seu site. No caso do ambiente digital, um pop-up convidando o cliente para conhecer a sua política antes de comprar é um diferencial. Os clientes querem saber como funciona o seu processo e quanto mais transparente, maior a credibilidade. A criação de uma FAQ (em inglês Frequently Asked Questions), mais conhecido com Perguntas Frequentes, é alternativa muito favorável à sua marca e otimiza o tempo do cliente e dos atendentes a questões corriqueiras.
2 – Legislação e oportunidades
Conheça o Código de Defesa do Consumidor e o tenha disponível para todos os seus consumidores. Treine sua equipe para que também saiba sobre a legislação para informar sobre o procedimento correto aos seus clientes e também para que eles hajam dentro da lei, evitando problemas maiores para o seu negócio. Por exemplo, o cliente tem o direito a desistir do produto, desde que ele não tenha sido utilizado, no prazo de sete (7) dias após a data da compra e ser reembolsado no valor total de sua compra. Outro fator importante é capacitar seu time para identificar uma oportunidade de venda em uma devolução e oferecer outro produto ou desconto em um próximo para tentar fidelizar o cliente.
3 – Logística Reversa
É uma prática mais para quem atua no e-commerce do que para quem vende em lojas físicas, com ressalvas as que aplicam a venda com frete. A Logística Reversa é, praticamente, adotada nos casos de devoluções, em que a compra não foi em ambiente físico e não deve ter o valor do frete repassado ao cliente. Ele tem o direito de ver o produto e não o querer, se a compra foi digital. E, se a logística estiver acontecendo com frequência, vale a pena revisar os motivos e tentar solucioná-los, que podem ser desde a embalagem mal feita, deficiência no produto ou na transportadora até o atendimento pelo SAC.
4 – Estoque atualizado
O que provoca muitas devoluções dos produtos é a falta deles no estoque. Ter uma boa gestão do seu estoque, com ferramentas fáceis e práticas de consultar, assim como o BusinessShop Assistente de Vendas, é ideal para o seu negócio. Com uma interface intuitiva e simples instalada em um smartphone Android, seu vendedor pode fazer a consulta e a operação na palma da mão. Essa ferramenta, integrada ao ERP BusinessShop, é muito utilizada para quem tem apenas um caixa fixo ou terminal na loja e agiliza os pedidos de trocas dos consumidores.
5 – Informações e produtos reais
Ao divulgar um produto, informe sobre as características dele. E se existe algum cuidado específico com o produto, como sua lavagem, também informe ao cliente. Aquele que se preocupa com o item que o consumidor está levando, ganha mais credibilidade à sua marca e um carinho especial do cliente, que se sente confiante. Além disso, a confiança é imprescindível no meio eletrônico. Ao divulgar seus produtos, além de caprichar na descrição dele, disponibilize fotos reais e não ilustrativas. O cliente quer ver como o produto realmente é, assim como em uma vitrine física. Aposte na publicação de vídeos da utilização do produto, como parâmetros de tamanho e medidas. Quanto mais informação o cliente ter e ver, mais ele se sentirá confiança em adquirir o produto.
6 – Excelência no atendimento
Esse item é imprescindível em todas as etapas de venda de seu produto, no pré-venda, durante e, especialmente, no pós-venda para fidelizar seu cliente e aumentar seu ticket médio. As trocas estão inseridas no pós-venda e exigem uma atenção redobrada. Muitos ignoraram as consequências do pós-venda, mas o fato de não atender bem o cliente, depois que ele pagou, ou não cumprir com o que foi ofertado geram grandes registros no ReclameAqui. E os consumidores estão cada vez se utilizando dessa plataforma antes de comprar, principalmente, on-line, para saber das deficiências do processo da marca em questão.
7 - Omnichannel
As marcas que possuem loja física, mas também operam com o e-commerce podem e devem se beneficiar dessa ferramenta. O sistema é oferecido pela Server Softwares para Varejo e permite que o cliente compre on-line, mas retire na loja, assim como faça a troca por um dos canais de atendimento. De forma prática e simples, o sistema é totalmente integrado e aumenta a agilidade no atendimento ao cliente. Além disso, nos casos de trocas ou devoluções, é uma opção convidar o cliente para ir à loja e conhecer demais produtos para fazer a troca ou evitar a devolução. Oferecendo a possibilidade trocar o produto em uma das lojas físicas, as possibilidades de desistência da devolução ou ainda de comprar um produto de valor maior aumentam.
Para evitar dores de cabeça com esse processo de trocas, revise seus processos e ajustes as melhorias necessárias. Faça investimentos que garantam a imagem positiva de sua marca. E se ainda está com dúvidas sobre os sistemas de gestão que podes implantar em sua empresa, podes consultar a Server (www.serverinfo.com.br), que irá lhe esclarecer e indicar as melhores soluções para que o seu negócio prospere com agilidade, eficiência e credibilidade.
Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais
Ok