Suporte técnico

Dicas e tendências para sua Black Friday ser um sucesso

A Black Friday é uma data muito esperada pelo comércio brasileiro e nesse ano ela ocorre em 25 de novembro. É o momento que os varejistas promovem ações estratégicas pontuais, semanais ou mensais para aumentar seus lucros e liquidar estoques. A campanha é oriunda dos Estados Unidos, onde são realizadas diversas promoções. No Brasil, passou a ser uma data no calendário varejista a partir de 2010. Em 2021, as vendas no e-commerce brasileiro contabilizaram R$ 5,41 bilhões, 5,8% maior que o ano anterior. Então, esse é o momento para preparar a sua Black Friday, prospectar mais consumidores para sua loja e vender mais.

Dicas e tendências para sua Black Friday ser um sucesso

A consolidação da Black Friday está muito vinculada à ascensão digital. Durante a pandemia, o comportamento do consumidor passou por adaptações que incrementaram as vendas pela Internet, causando uma verdadeira revolução digital no mundo dos negócios. Quem se ajustou a essa nova realidade conseguiu manter sua empresa. Isso implicou na criação de novas plataformas de atendimento, soluções tecnológicas inovadoras e mudanças no atendimento aos clientes, que ganharam novas experiências de consumo.

 

Conceito omnichannel

A Server Software para Varejo também inovou nesse período, criando ou adaptando suas tecnologias para atender a necessidade de seus clientes em versões desktop e mobile. Uma de suas ferramentas foi o BusinessShop, que foi ajustado para gerenciar o atendimento em todas as plataformas digitais e físicas, de forma integrada com o estoque. Uma das vantagens é o cliente iniciar sua compra no e-commerce e retirar o produto na loja física. Facilidades que tiveram que ser adaptadas no conceito omnichannel, pois a forma de consumir havia mudado drasticamente na pandemia.

O consumo virtual continua em alta até hoje, mas com o pós-isolamento e o retorno da circulação presencial das pessoas no comércio, é necessário reavaliar as ferramentas tecnológicas e conferir se está tudo operando em conjunto, tanto os softwares, quanto os colaboradores. A integração de todos os canais de vendas de sua loja é imprescindível nos dias de hoje para garantir uma gestão eficiente e assertiva. E apostar na experiência omnichannel nesse período de retomada é um ótimo investimento. Consulte outras soluções tecnológicas, como o BusinessShop Mobile (assista o vídeo aqui) e fique por dentro das novidades para sua marca.

 

Planejamento criativo e assertivo

E para essa Black Friday, as estratégias devem ser elaboradas de forma a garantir uma experiência diferenciada para seus clientes e buscar a fidelização deles. Faça uma avaliação e, se necessário, invista em novos equipamentos e softwares que vão facilitar e otimizar suas vendas, não apenas nesse período, mas em toda a sua gestão.

Para que essa Black Friday seja um sucesso, confira a seguir algumas dicas e tendências que não podem ficar de fora se sua estratégia de vendas para esse período. Mas lembre-se de planejar suas campanhas e definir os produtos que pretende oferecer com descontos. Quanto mais cedo começar, mais tempo terá para preparar ações criativas e atrativas. E crie descontos reais, a Black Friday no Brasil já chegou a ser apelidada de Black Fraude, pois muitos varejistas se aproveitaram da data e aplicaram valores originais de seus produtos e serviços como desconto para o período, o que prejudicou a imagem das empresas e deixou o público desconfiado quanto aos anúncios. Vamos lá?

 

1 – Aumento da demanda

A organização e preparação são fundamentais nesse aspecto. Então, seu estoque e sua equipe de colaboradores devem estar alinhados com o aumento da demanda. Por isso, confira se os produtos que vão entrar nas promoções existem de fato no estoque e se sua quantidade atenderá a expectativa. Da mesma forma, verifique se a equipe atual vai dar conta de atender esse excedente, se é necessário contratar mais funcionários para a demanda temporária ou investir em tecnologias que garantam praticidade e agilidade no atendimento.

 

2 – Divulgação online

Invista em vídeos e anúncios digitais nesse período para oferecer suas ofertas ao seu público. Os vídeos divertidos e criativos são forte tendência e estão conquistando muitos seguidores. Os anúncios que serão feitos em suas redes sociais, site ou demais canais devem ser os mesmos. Cuidar para não deixar nenhuma plataforma de fora quando for anunciar a promoção e disponibilizar links de direcionamento para todos os canais, facilitando a vida do consumidor e aumentando o tráfego na sua loja para convertê-los em mais vendas. Verifique também se todos esses links estão funcionando corretamente. Outra dica é facilitar a compra e não disponibilizar formulários extensos para o cadastro.

 

3 – Todos os canais operando plenamente

Todos os canais de atendimento de sua loja devem estar operando plenamente para esse dia. Confira a funcionalidade do seu site e de sua rede social estão corretas e se o provedor atenderá a demanda excedente. Faça os ajustes necessários para evitar bugs indesejáveis que farão você perder vendas on-line. Com antecedência, atualize os dados de seus clientes, se certifique de que o seu mailing está atualizado, crie um grupo específico de clientes para divulgar suas promoções na Black Friday. E prepare-se para receber visitas online de novos clientes e dos antigos que não compravam há tempos em seu e-commerce.

 

4 – Faça promoção de produtos mais desejados

Muitos consumidores passam o ano esperando pela Black Friday para comprarem itens que desejam e que estão em alta. Fazer uma seleção ou definir um produto mais desejado é uma forma de garantir novos clientes e conseguir vender outros produtos que estão parados no estoque. Criar combos é uma alternativa bem vista pelo público. Um dos maiores erros é oferecer apenas produtos encalhados no estoque com menor preço. Por isso, repense!

 

5 – Identidade da campanha

Abuse dos tons escuros em contraste com as cores claras em sua divulgação para chamar a atenção do cliente durante o período. As campanhas da Black Friday são identificadas por essas paletas de cores, que remetem à agressividade das ofertas e o forte apelo dos preços. Aproveite e também destaque os descontos. Esse é o momento de explorar bem os números e chamar a atenção do seu cliente para eles. Outro ponto que pode ser explorado é o anúncio de promoções limitadas, com frases que estimulem o gatilho mental remetendo à escassez ou urgência, como ‘Restam x Unidades’ ou ‘Somente Hoje’.

 

6 – Pós-venda e feedback

Invista em pós-venda e tenha atenção redobrada às reclamações dos consumidores. Muitos acabam não se preocupando com essas situações de trocas ou não entrega de pedidos, entre outras, que acontecem não apenas na Black Friday, mas em todas as suas operações. O feedback fica negativo e a imagem do seu negócio também. Por isso, tente resolver o ‘problema’ do seu cliente com eficiência e um bom atendimento, com uma equipe que tenha autonomia para tomar decisões e resolver a questão da melhor forma possível.

 

7 – Frete

O frete é um dos pontos cruciais na hora de efetivar uma venda e a opção de frete grátis é o que mais atrai os consumidores na hora de comprar. Independente de oferecer o frete ou não, tenha em seus canais de atendimento as opções de frete bem destacadas de forma a ficar transparente e o cliente ter a confiança de você está preocupado também com essa questão. Uma prática muito adotada pelos varejistas é oferecer cashback ou cupons de descontos quando não é viável baixar o valor do frete para efetivar a venda. Por isso, o conceito omnichannel é tão importante nos dias de hoje, pois com ele você pode oferecer a opção de o cliente retirar o produto em uma loja física.

31 de Outubro de 2022

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