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Dia do Consumidor: quem é o consumidor atual?

Hoje, mais especificamente no dia 15 de março, celebramos o Dia do Consumidor. A data é marcada por muitas promoções, chegando a ser considerada a Black Friday do primeiro semestre. Mas quem é esse consumidor que estamos atendendo? O que ele espera do varejo? Confira abaixo alguns dados e tendências sobre o consumidor atual!

Dia do Consumidor: quem é o consumidor atual?

Indicativos de 2021

Para entendermos o consumidor atual, é importante entendermos a sua trajetória. De acordo com o relatório da Euromonitor Internacional, as tendências para 2021 foram de reconstrução e cautela. O consumidor passou a ficar mais atento e cobrar das marcas um reposicionamento ou posicionamento mais firme no campo da responsabilidade social. Essa já era uma tendência que vinha apontado, mas o momento de pandemia foi a virada de chave. A cautela nos custos foi uma realidade, o consumidor está receoso e buscou por descontos. O consumidor está no digital e isso não irá mudar, é preciso encontrar caminhos de integração.

 

Confiança em 2022

De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas, ocorreu alta de 2,9 pontos em fevereiro, chegando a 77 pontos. O índice aponta uma melhora, refletindo a sensação de esperança social que vivemos, em relação à pandemia. Mas, de acordo com os analistas, é preciso ter cautela, porque o nível ainda é muito baixo em termos históricos e a incerteza elevada tem feito com que o comportamento dos consumidores oscile muito rapidamente. Outro fator externo que pode abalar a confiança do consumidor é a guerra na Ucrânia que já está refletindo sobre os preços aqui no Brasil.

 

Tendências para 20222

O estudo da Euromonitor International, que aponta tendências de consumo para 2022, informou que a lealdade do cliente é um novo e promissor caminho a ser explorado. O perfil do consumidor atual é mais complexo e sofisticado, propiciando que se trabalhe o nicho. As entregas, no caso de compras online, devem ser mais ágeis. O consumidor mergulhou no mundo digital nos últimos dois anos e cobra por melhorias na área. A responsabilidade social com o meio ambiente, com a saúde e com causas de interesse comum estão, cada vez mais, em pauta. Atendimento humanizado e eficiente também é um aspecto cobrado.

 

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15 de Março de 2022

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