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Conheça os perfis dos consumidores de 2024 segundo a WGSN

Seguindo o nosso conteúdo sobre as previsões quanto ao comportamento do consumidor em 2024, apresentadas pela Worth Global Style Network em junho de 2022, vamos aos quatro perfis definidos. Já abordamos, aqui, os quatro sentimentos-chave que irão imperar no período em questão. Agora, vamos às especificidades de cada grupo de consumidores, indicando as ações que despertam o interesse deles respectivamente. Acompanhe com a gente!

Conheça os perfis dos consumidores de 2024 segundo a WGSN

Reguladores

O primeiro perfil apresentado pela WGSN é o dos Reguladores. Esse grupo está cansado do sentimento de incerteza e das mudanças, busca controle e equilíbrio. Os Reguladores, em sua maioria Geração X, são adeptos ao comércio sem contato. 

A WGSN informa que pesquisas apontam que a incerteza é mais estressante do que a certeza de que algo ruim vai ocorrer. Isso porque, sabendo o que irá acontecer, é possível ter controle sobre a situação. É isso que os Reguladores procuram: controle!

A Geração X está, agora, de fato no controle. Desfrutando da casa dos 40 aos 50 anos, esse grupo assumiu responsabilidades, compondo suas próprias famílias e assumindo cargos executivos de grandes empresas.  De acordo com a WGSN, em 2019, 68% dos CEOs nos EUA – de empresas listadas na ‘Fortune 500’ e na ‘Inc. 500’ – pertenciam à Geração X, e é provável que esse percentual tenha aumentado.

 

Lojas ambulantes

A WGSN aponta que, adeptos ao comércio sem contato, os Reguladores estimularam o sucesso do modelo “click-and-collect”. Agora, o varejo precisará se adaptar aos novos estilos de vida com menos carros e mais bicicletas, organização de caronas e meios personalizados de deslocamento. Esse grupo buscará a coleta de itens do dia a dia, quanto mais ágil e prático for o processo, melhor.

 

Comércio por voz e home commerce

De acordo com a especialista em tendências, os Reguladores irão impulsionar o home commerce por meio do comércio por voz. Ou seja, ao olhar um programa de TV, será possível pausar, perguntar o que a pessoa na tela está vestindo e receber a peça ainda no mesmo dia.

Além de facilitar as ações daqueles que possuem dificuldades para pesquisar produtos online, essa tecnologia atende a necessidade dos Reguladores de estarem com amigos e familiares sem praticar o ‘phubbing’ (o ato de ficar mexendo no celular sem interagir com as pessoas próximas). O comércio por voz deverá movimentar US$ 40 bilhões nos EUA e Reino Unido em 2022, segundo a OC&C Strategy Consultants.

 

Conectores

O segundo perfil trazido pela WGSN é o dos Conectores. Eles são contrários à cultura da pressa, mas se engana quem pensa que são preguiçosos. Esse grupo deseja reescrever as regras do empreendedorismo e do compartilhamento.

Os Conectores investem em compras coletivas e em serviços por assinatura. São destemidos e deixam seus empregos por enxergarem o sucesso com um conceito diferente. Esse perfil é composto pelos Millennials e pela Geração Z que já sacodiram o mundo com sua forma de consumo baseada em seus valores.

Esse grupo vê as crises econômicas como períodos de ‘destruição criativa’, possibilitando o surgimento de novas ideias e novas maneiras de se fazer negócio. Ou seja, empreendedorismo! Essa nova forma de conduzir a vida, equilibrando o pessoal e o profissional, terá um impacto muito significativo na indústria.

 

Repense rótulos e etiquetas

Segunda a WGSN, para os Conectores, as vendas podem estar vinculadas aos mínimos detalhes. A sustentabilidade e a autenticação garantida por rótulos e etiquetas são indicadores do valor que esse público busca e isso resulta em vendas e em postagens nas redes sociais.

A grande aposta para esse público será a tecnologia de rastreamento. A especialista em tendências conta que, em 2021, a plataforma ‘Sustainable Markets’ e seu projeto ‘Initiative Fashion Taskforce’ apresentaram a Digital ID, uma tecnologia que rastreia a peça de roupa da produção à venda e até mesmo à revenda. Essa deve ser uma conduta adotada por grandes marcas em 2024.

 

O surgimento das DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas)

Para WGSN, outra tendência que ganha o apoio dos Conectores é o conceito de propriedade descentralizado, quando a empresa é administrada por uma comunidade ou conselho executivo e as decisões são tomadas coletivamente.

 

Construtores de Memórias

O período inédito e difícil vivido pela sociedade levou os Construtores de Memórias ao passado, é o que aponta a WGSN. No entanto, em 2024, esse perfil se voltará ao momento presente, simplificando a vida e investindo na abundância do tempo, em vez de viver buscando a perfeição.

A viagem ao passado é motivada pela dor do momento presente que está repleto de culpa e remorso. O período de reclusão também provocou questionamentos sobre a própria vida.

A WGSN destaca que estudos apontam que o estresse pode afetar a formação da memória, o que significa que essas memórias serão perdidas ao longo do tempo. Por isso, os Construtores de Memórias estarão buscando compensar o tempo e mesmo as memórias perdidas.

 

Invista na economia do cuidado

A especialista em tendências indica que os Construtores de Memórias querem envelhecer bem e procurarão viver mais, aproveitando a vida do melhor jeito possível. Neste pacote entra passar mais tempo com os entes queridos, investir em novos hobbies e descansar.

Por isso, o perfil valorizará produtos que possibilitem esse desejo. Os segmentos de beleza, alimentação, bebidas e tecnologia terão diversas oportunidades nesse sentido. A WGSN aponta que os designers de produto devem utilizar uma abordagem inclusiva e universal, que possa atender pessoas com diversas perspectivas e necessidades. A inclusão deve abranger as diferentes capacidades cognitivas, sensoriais, físicas ou de desenvolvimento.

 

O boom das compras coletivas

Os Construtores de Memórias também priorizam as compras coletivas, segunda a WGSN. Segundo a especialista, o comportamento do público será mais personalizado. As novas dinâmicas familiares e a moradia multigeracional, leva esse perfil a ver as compras coletivas como benefícios comunitários e econômicos.

 

Neo-sensorialistas

Amantes da tecnologia, os Neo-sensorialistas entendem o mundo de forma híbrida, possuem carteiras digitais para compras físicas. A WGSN aponta que esse perfil busca pagar um jantar presencial com criptomoeda, desbloquear recompensas no metaverso para usar na vida real e investir em NFT para pendurar a obra na parede de casa. Eles não têm medo da tecnologia, a enxergam com esperança.

Esse grupo impulsionará a Web3. A especialista traz a visão de Lior Messika, fundador e sócio da Eden Block, sobre o tema: “A Web3 simboliza uma mudança gigantesca na sociedade, trazendo inovação e novos valores. Mergulhei de cabeça no segmento quando entendi que estamos em meio a uma revolução cultural habilitada pela tecnologia – e não o contrário.”

 

Recompensas metaeconômicas

Segundo a WGSN, o boom da economia dos fãs, das recompensas em games e das carteiras digitais leva as empresas a se adaptar aos Neo-sensorialistas, apaixonados pelas criptomoedas. Estratégias de parceria baseadas em NFTs, games e anúncios/eventos no metaverso são outras alternativas possíveis.

 

Sentindo o metaverso

Entusiastas do metaverso, a WGSN vê os Neo-sensorialistas interessados por tecnologias que permitam sentir o metaverso. Segundo a especialista, que acompanha a tecnologia háptica desde 2013, há muitas oportunidades nesse segmento.

Estre elas, destacam-se os produtos para games como o colete háptico da empresa espanhola OWO que proporciona 30 sensações diferentes e o lançamento do PlayStation VR2 com um headset em realidade virtual com os joysticks que estimulam sensações físicas.

Outra grande novidade apontada pela especialista é o colete para o metaverso criado pela Actronika, da França, batizado de ‘Skinetic’, que faz a realidade virtual mais imersiva por meio de experiências de toque em determinadas áreas do corpo. O colete também conta com sensores de temperatura para que o usuário sinta melhor o ambiente digital.

 

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02 de Agosto de 2022

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