Blog

Como realizar uma boa gestão de estoque?

O estoque é um dos principais setores de uma loja, se ele não vai bem, o negócio não vai bem. Você corre o risco de ter prejuízos enormes realizando uma compra precipitada ou de perder clientes por não ter o produto disponível. Mas afinal, o que é preciso fazer para gerir bem o estoque?

Como realizar uma boa gestão de estoque?

Já adiantamos que é preciso planejamento e muito controle. O Sebrae desenvolveu um material destacando 4 dicas essências para desenvolver um bom trabalho. Vamos comentá-las aqui e te contar como podemos te ajudar em todas elas!

Inventário
Comecemos pelo começo! Para você gerir seu estoque, primeiro é preciso saber exatamente o que o compõe. É no inventário que você registra cada item que possui armazenado, relacionando nome, quantidade, categoria, modelo, cor, etc. O Sebrae listou quatro fatores identificáveis com a realização de um inventário.
- Saber quais itens tem no estoque e as quantidades de cada um.
- Prever qual produto vai faltar e qual vai sobrar.
- Conhecer mais o seu cliente e saber quais são seus gostos e hábitos de consumo.
- Planejar-se com antecedência.
- Evitar prejuízos.
Etapa importantíssima, não é mesmo?
Com a Server, não há dificuldades neste processo, nem perda de tempo com o desenvolvimento de tabelas complexas. BusinessShop, software mais completo para gestão de varejo, já tem uma área preparada para que você possa realizar a melhor gestão de estoque possível. Utilizando a tecnologia RFID, identificação por rádio frequência, ou o Coletor Virtual, lendo as etiquetas com uma câmera de dispositivo móvel, você coleta os dados dos produtos em poucos minutos e com muita precisão. Os dados armazenados ficam disponíveis no sistema de forma integrada e podem ser gerenciados por meio de uma interface intuitiva com um smartphone ou tablet.

Giro de estoque
Analisar e planejar novas compras em cima do giro de estoque é muito assertivo. O Sebrae classificou este processo como “um dos indicadores de desempenho mais relevantes para a gestão do estoque”. O giro de estoque lhe trará informações sobre quais produtos vendem mais, em qual momento e por qual canal de venda.
O Sebrae alerta que é preciso se atentar para aspectos que podem ajudar ou prejudicar a velocidade do giro. São eles:
- A compra
- A organização do estoque
- A exposição dos produtos
- As promoções
- O atendimento
- A entrega
Para te ajudar com todas essas informações, o BusinessShop disponibiliza diversos relatórios precisos e seguros e ainda te oferece a possibilidade de personalizar da forma que lhe interessar.

Curva ABC
Um dos objetivos do controle de estoque é aperfeiçoar o processo de compras, identificando quais produtos tem maior impacto sobre o orçamento. O Sebrae sugere que uma boa ferramenta para realizar esse processo é a Curva ABC, que se baseia na premissa de que, em geral, 80% das consequências são diretamente influenciadas por apenas 20% das causas.
Para conseguir realizar esse processo é preciso dispor de indicadores como:
- Giro de estoque
- Lucratividade
- Representatividade no faturamento
Utilizando o BusinessShop, o gestor conta com todas essas informações na palma de sua mão, podendo ser acessadas de qualquer lugar.

Gestão eficiente
Para finalizar, o Sebrae destacou ações importantes para realizar uma gestão de estoque eficiente.
- Checagem no processo de recebimento.
- Inventários periódicos.
- Verificação diária do estoque por amostragem de alguns itens.
- Fornecedores que permitam compatibilizar as quantidades de produtos e os prazos de pagamento com seu giro de estoque e com seu fluxo de caixa.
- Parceria com um bom distribuidor para fazer compras menores e manter o estoque enxuto.
- Outros fornecedores no radar para não criar uma relação de dependência e exigência de compra que não respeite a sua realidade.
Com o BusinessShop os processos na checagem da mercadoria e nos inventários são agilizados de forma fácil e prática. Além disso, os dados são confiáveis e eliminam as chances de erro que ocorrem quando o mesmo processo é feito de forma manual.

Para melhorar, o Coletor Virtual é oferecido gratuitamente para quem desejar usá-lo! Basta clicar aqui e baixar o seu. Não importa qual o tamanho de sua loja, a gestão de estoque faz toda a diferença.

Saiba mais sobre gestão de estoque em:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-melhorar-a-gestao-de-produtos-no-varejo,6ed4524704bdf510VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Um%20bom%20controle%20de%20estoque,capital%20de%20giro%20da%20empresa.

23 de Dezembro de 2020

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok