A Usaflex, gigante da indústria calçadista, sediada em Igrejinha – RS, com mais de 250 lojas em todo o país, diante das mudanças do mercado e dos consumidores, implantou um projeto de Omnichannel e transformação digital, integrando diferentes canais de vendas nas lojas físicas, e-commerce e serviços de atendimento ao consumidor para unificar processos, garantir que os clientes tivessem acesso aos produtos em todos os pontos de contato com a marca e melhorar ainda mais suas experiências.
“Com consumidores cada vez mais exigentes, mais ativos e “conectados”, esta demanda surgiu não apenas para impulsionar as vendas, mas para conhecermos os clientes, sermos mais assertivos na comunicação, diminuir custos de operação e gerar mais resultados para toda a cadeia”, comenta Andréia Giacomelli, Gerente de Operações e Digitalização de Varejo na Usaflex Franquias.
Atualmente todas as lojas da franquia possuem opção de integração de estoques com o e-commerce, isso permite a utilização da Prateleira Infinita, junto ao estoque do Centro de Distribuição, e/ou o estoque da própria loja física para vendas com possibilidade de retirada nas lojas apenas como locker.
As informações trafegam em tempo real, sem gerar rupturas de pedidos ou estoques, por exemplo: uma venda de Prateleira Infinita pode ser efetuada diretamente na loja, com recebimento via qualquer forma de pagamento por ela, sendo executado o split de pagamento posterior com o e-commerce. O contrário também pode ocorrer, nesse caso, o sistema busca por geolocalização a loja mais perto do cliente que contém estoque do produto e envia o pedido automaticamente para ela efetuar o picking, tudo em tempo real dando agilidade ao processo e conforto ao cliente.
Segundo Marcos Garcia de Oliveira, Product Owner Digital na Usaflex, o processo de implantação foi relativamente trabalhoso, porém, bastante recompensador. “Como toda a mudança, que envolve: transformação digital, quebra de paradigmas, avanços tecnológicos, colaboração entre áreas diferentes e um leve ajuste na cultura da empresa, no princípio, foi complexo tanto na operação, quanto na gestão. Porém, na medida em que evoluíamos e melhorávamos nossos processos e tecnologias, passamos a trazer mais informação, engajamento e, por consequência, mais resultados para os todos os canais de vendas”.
O progresso ocorreu ao longo de seis meses de trabalho vindo de um planejamento estruturado e sempre considerando a evolução do negócio que era necessária e muito focado nos parceiros franqueados para que ocorresse o engajamento necessário deles. Como ganhos, foi visível o maior volume de transações na marca, inteligência de dados e muito mais agilidade na resolução das demandas, o que gerou também aumento na satisfação plena dos clientes.
Além dos consumidores finais, também há o desafio ainda maior na aproximação digital junto aos franqueados gerando mais informação, conhecimento e engajamento dos colaboradores de cada loja em um ambiente mais tecnológico e inteligente com operação assistida para otimizar resultados. Cada gerente e vendedor é treinado constantemente e tem ciência da importância das ferramentas que integram todos canais que possibilitam satisfazer os clientes externos e internos.
Tanto Andréia, quanto Marcos ressaltam que: “Para esses e outros desafios contamos com a Server Softwares para Varejo, que hoje é considerada por nós uma parceira de soluções inteligentes de tecnologia, para nossos times Digital e de Franquias. Temos inclusive Squads específicos com o envolvimento do desenvolvimento pensando e nos ajudando em novas ideias, possibilidades de transformação e melhoria de processos. A server também é uma grande aliada dos franqueados e do time de operação, por ter SLA ágil, que reflete em lojas bem atendidas e clientes satisfeitos”.
A Usaflex segue expandindo sua rede de franquias sem perder o propósito de continuar se aproximando dos consumidores, evoluindo na transformação digital junto aos seus parceiros e entregando, além do conforto e tecnologia dos produtos, também, ótimas experiências em todas as interações do cliente com a marca.
Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais
Ok