Blog

RFID

Software oferece uso das etiquetas inteligentes para ganhos em todas as áreas do negócio.

RFID

RFID significa Identificação por Rádio Frequência (Radio Frequency Identification).
São etiquetas individuais imputadas no produto, que permitem sua leitura à distância, sem contato visual e/ou físico, por antenas espalhadas pela loja ou leitores específicos instalados no checkout.
Este sistema de identificação abre uma série de possibilidades, entre elas: realizar coletas de inventário em minutos, agilizar processo de emissão de nota/cupom e reduzir drasticamente o risco de furtos, desvios de mercadoria, bem como, erro na separação de pedidos.
Existem dois tipos principais de etiquetas de RFID:
Etiqueta Ativa: tem sua própria fonte de energia (bateria interna), emite o sinal permitindo sua leitura de distâncias maiores. Normalmente possui grande capacidade de armazenamento e seu encapsulamento pode ser feito para resistir a ambientes hostis.
Etiqueta Passiva: não emite sinal, apenas responde ao sinal que é emitido pela antena ou coletor de dados capturando o RFID. Geralmente suas informações são gravadas permanentemente de fábrica, porém algumas são regraváveis.
Os ganhos operacionais são grandes, desprendendo seus colaboradores de tarefas desgastantes como contagem de inventário, uma vez que, a coleta é realizada em cerca de 2 a 3 minutos apenas acionando o coletor de um ponto central dentro do estoque. Além disso, a identificação individual auxilia tanto no desvio de mercadorias, quanto no erro de separação do seu CD, quanto na prevenção de furtos no seu salão de vendas.
O consumidor final também é impactado positivamente com o uso do RFID, as melhorias vão desde a agilidade na emissão de nota e conferência de pedidos mais volumosos, quanto na interação do consumidor com o próprio produto nos espelhos dos provadores da loja.
A tecnologia ainda é recente no país e traz algumas dúvidas aos gestores, por isso que a Server Softwares para Varejo tem homologados os principais fornecedores de RFID do mercado e cases de sucesso da tecnologia já implantada em alguns clientes.
Para adquirir ou saber mais sobre as soluções do BusinessShop, basta agendar uma reunião com a Server pelo e-mail comercial@serverinfo.com.br.

08 de Junho de 2020

Compartilhar