Mas antes disso, queremos te apresentar a
Smart List, uma ferramenta da Server Softwares para Varejo que facilita a gestão de sua equipe de vendedores. Por meio dela, é possível estabelecer uma ordem automática de atendimento aos clientes, considerando intervalos, pausas e ausências. Também é possível realizar o registro do atendimento, mencionando, inclusive, os motivos do cliente quando a venda não acontecer. Com a
Smart List, você e o próprio vendedor ficam por dentro das metas, conversões e efetividade.
1 – Conheça seus clientes e sua equipe
Já falamos aqui que pessoas são plurais. Isso não é algo negativo, muito pelo contrário, são as nossas diferenças que tornam tudo mais interessante. Entretanto, dentro de toda essa diversidade é preciso saber qual o perfil do seu cliente e procurar montar uma equipe de vendas que possua características que supram as necessidades do seu público-alvo.
Dito isso, vamos às metas. Conhecendo os seus clientes e montando uma equipe adequada, é possível fazer uma projeção de desempenho de vendas e estabelecer metas de acordo com ela, levando em consideração os diversos fatores que incidem sobre o momento econômico e poder aquisitivo do seu público.
2 – Planeje pra progredir
Metas são estabelecidas para serem superadas e substituídas por novas metas. Para que você tenha uma progressão saudável e realista, é importante que suas metas estejam de acordo com o planejamento de vendas do seu negócio, sempre levando em conta as vendas sazonais e momento econômico.
Ainda em planejamento, é importante pensar nos diferentes setores do seu negócio, caso existam, e avaliar a pertinência de estabelecer metas distintas para eles. Também é importante pensar em quem está entrando na equipe e ainda precisa de um período de adaptação. Mas tenha cuidado, em caso de bônus, lembre-se de que ele deve ser proporcional ao esforço demandado.
Deixar tudo isso planejado pode parecer trabalhoso, mas na prática vai facilitar a rotina e tornar sua equipe mais efetiva.
3 – Metas reais para negócios reais
As metas funcionam como fator motivador, visam tirar a equipe da zona de conforto para continuar crescendo. Mas é preciso ter cuidado para não transformar a motivação em desespero e frustração. É importante que as metas estabelecidas sejam desafiadoras, mas atingíveis. O sucesso e motivação da sua equipe garantem a estabilidade do crescimento.
4 – Prepare e motive os vendedores
Embora as metas tenham como objetivo despertar a motivação da equipe, elas podem soar como cobranças quando não se dá subsídios para que sejam alcançadas. Neste sentindo, a preparação do seu time de vendas é muito importante. Ofereça formações de forma regular, seja com foco em atendimento, conversão ou, até mesmo, sobre os itens a serem vendidos.
Escutar sua equipe e refletir sobre sugestões, queixas e pedidos demonstra atenção, respeito e confiança. Também é ótimo para o desempenho e sucesso do time.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre a
Smart List? Vem conversar com a gente! Ligue para (51) 3594.2957 ou envie um e-mail comercial@serverinfo.com.br.