Suporte técnico

O consumidor no futuro próximo

No último mês, a Worth Global Style Network, empresa de previsão de tendências mundiais, apresentou suas previsões sobre o comportamento do consumidor de 2024. Para resumir os resultados, a empresa apresentou os principais destaques por meio de quatro sentimentos-chave que irão imperar. De acordo com a WGSN, depois desse período de aceleração industrial, tecnológica e social, 2024 será responsável por iniciar uma era de realinhamento, abrangendo o indivíduo, os meios de trabalho e produção e o planeta. Venha saber mais sobre sentimentos-chave!

 O consumidor no futuro próximo

Choque com o futuro

Segundo a especialista, a velocidade com a qual a sociedade se transformou, principalmente no campo tecnológico, desperta os sentimentos de medo e apreensão.

“Em 2024, veremos o surgimento da internet de tudo – uma existência circular sem fronteiras entre os mundos físico e digital. A expectativa pela metaeconomia e a ansiedade trazida pelo excesso de mudanças em um período tão curto vão afetar a vida cotidiana. E esse sentimento tem nome: choque com o futuro.” – WGSN.

 

Excesso de estímulos

Algo que algumas pessoas já estão vivenciando se tornará um sentimento coletivo em 2024: a sobrecarga emocional por um estilo de vida sempre conectado. Segundo a WGSN, isso tem esgotado os nossos sentidos, principalmente porque, normalmente, mudanças como essas levariam séculos para acontecer.

“A pandemia causou uma 'revolução sensorial', já que o isolamento e os novos padrões de trabalho e de comportamento social geraram mudanças rápidas, às quais nossos sentidos precisam se submeter para navegar no mundo atual.” – WGSN.

 

Otimismo realista

Outro assunto que já percebemos em pauta é o otimismo realista. Vindo em sentido contrário ao que muitos têm chamado de “positividade tóxica”. De acordo com a WGSN, pesquisas sobre os efeitos pós-traumáticos apontam que somos capazes de desenvolver sentimentos positivos em períodos difíceis.

“O otimismo realista vai ser fundamental em 2024 porque muitas pessoas estarão sobrecarregadas pela ‘cultura da superação’ e com medo do retorno à vida normal que já não corresponde mais às suas aspirações.” – WGSN.

A empresa ainda aponta que as pessoas têm buscado, cada vez mais, o autocuidado, divulgando que mais de 20 bilhões de pessoas assistiram a vídeos com a hashtag #selfcare no TikTok e que há mais de 60 milhões de postagens #selfcare no Instagram.

 

Encantamento

A WGSN define encantamento como um sentimento de fascinação que mistura medo e admiração. Segundo a especialista, esse sentimento esteve em segundo plano nestes últimos anos, já que o risco à vida nos fez priorizar a estabilidade.  

“Ferramenta essencial para a sobrevivência humana há diversos séculos, o encantamento é necessário para o futuro, principalmente nos momentos de reconstrução. [...] Como emoção coletiva, o encantamento diminui a perspectiva do 'eu' e ajuda a expandir o mundo. Em 2024 o encantamento será o maior conector numa era de fragmentação.” – WGSN.

 

Junte-se à Server e esteja sempre preparado para as novas tendências no varejo. Acesse www.serverinfo.com.br e agende uma apresentação.

18 de Julho de 2022

Compartilhar:

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok