Suporte técnico

Smart List

Esquina da Economia passou a monitorar a taxa de conversão de vendas em sua rede de lojas com aplicativo embarcado no BusinessShop, ERP de gestão da Server Softwares para Varejo

 Bruna Thais de Oliveira

Feedback do Smart List é decisivo para avaliação do desempenho de equipes

Indicadores são fundamentais para os negócios, que exigem respostas imediatas e resultados. Decidida a largar de vez o "contômetro", a rede de confecções Esquina da Economia implantou o Smart List, aplicativo integrado ao BusinessShop, ERP completo destinado a redes de calçados, confecções e acessórios da Server Softwares para Varejo, de Novo Hamburgo/RS. Ordem de atendimento aos clientes (considerando intervalos, pausas e ausências dos vendedores), controle da taxa de vendas e os motivos para o não fechamento da venda são alguns dos pontos detalhados pelo Smart List, que gera um banco de dados inegualável para o controle real e exato da efetividade da equipe de vendas e que serve de subsídios para aprimorar o atendimento e a gestão das lojas.

Utilizando a aplicação há apenas dois meses, os números já saltaram aos olhos da rede de confecções.  "Quando se tem um feedback em cima de números, que se transformam em estatísticas e gráficos, é bem diferente de um relatório feito manualmente, no contômetro, ou a partir de observações", relata Bruna Thais de Oliveira, diretora Administrativa da Esquina da Economia. Segundo a executiva, o feedback do Smart List está engajando gestores e colaboradores.

O aplicativo tornou-se um grande aliado no que se refere ao processo de avaliação de desempenho das equipes. "O fluxo de clientes sempre serviu de justificativa para a não venda. Agora, conseguimos mensurar o volume diário de clientes, quantos efetivaram a compra e os motivos de a venda não ter sido convertida", explica Bruna, ao citar que os dados são utilizados fonte de análise e comparativos nas reuniões mensais da empresa, com lojas em Novo Hamburgo, Parobé, Igrejinha Montenegro, Alvorada e Porto Alegre, somando cerca de 120 colaboradores.

REDUÇÃO DE DESPESAS - Mais do que isso. O aplicativo possibilitou a extração de outros diagnósticos: de um quadro de seis colaboradores, quatro conseguiam converter 80% das vendas e dois apenas 20%. Esta análise foi decisiva para a redução de despesas com pessoal. "O grande diferencial do Smart List é o de filtrar a equipe de vendas", comenta a diretora. Outro ponto identificado foi em relação aos horários. Percebeu-se como a equipe que faz o primeiro horário é prejudicada em cima do segundo horário. Por exemplo, vendedores que abrem a loja às 8h30 atendem em média 10 clientes e não revertem tanto como a equipe que fica para fechamento de loja - até 19 horas.

Ao citar mais funcionalidades, Bruna destaca outras percepções obtidas com o feedback dos dados e que ajudam no reposicionamento da empresa. Uma delas diz respeito ao Setor de Compras, que passou a ter no aplicativo um facilitador na hora das negociações para novas aquisições. Por exemplo, a procura por um determinado produto, cor e tamanho, inexistente nos estoques, passa a ser um claro indicativo de novos investimentos. Encantada com o sistema e a vasta possibilidade de uso, a executiva prevê a geração de um conteúdo riquíssimo para análise e absorção pela empresa, que busca constantemente aprimorar suas atividades. "A ferramenta da Server, uma solução simples e guia necessário para os negócios, pode ajudar a acelerar a tomada de ações para que todos - gestores e colaboradores - trabalhem para atingir o resultado ideal."

Para o diretor Comercial da Server Softwares para Varejo, Marcos Zanelatto, a adoção de tecnologias avançadas de informação e de gestão se tornou fundamental às atividades e competitividade varejista. “Com a modernização constante de nossos processos, oferecemos tecnologias de qualidade, sem custos adicionais, personalizadas aos modelos das organizações, sem gerar transtornos na virada do sistema”, destaca.
 
 
SOBRE A SERVER
A Server Softwares para Varejo atua há 32 anos no mercado. O BusinessShop já está implantando em mais de 3 mil clientes em todo o Brasil, como lojas da Calçados Bibi, Luz da Lua, Talismã, Aby´s, Usaflex, a mineira Alphabeto, entre outras redes e franquias. Em crescimento consecutivos de dois dígitos nos últimos anos, a empresa hamburguense  deve  ultrapassar a casa dos 40% em 2018.
O BusinessShop, software de gestão das áreas financeira, comercial e fiscal, é o guarda-chuva de outras ferramentas inteligentes – conectadas principalmente por smartphones como o Smart List e o RFDI, a mais recente solução inovadora da Server já implantada na empresa Rola Moça, com sede em Lajeado/RS.

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