Blog

Tecnologia RFID Aplicada ao Varejo

Entendendo o RFID e suas aplicações no Varejo

Tecnologia RFID Aplicada ao Varejo

Entenda o RFID:
RFID significa Identificação por Rádio Frequência (Radio Frequency Identification).

São etiquetas individuais imputadas no produto, que permitem sua leitura à distância, sem contato visual e/ou físico, por antenas espalhadas pela loja ou leitores específicos instalados no checkout.

Este sistema de identificação abre uma série de possibilidades, entre elas: realizar coletas de inventário em minutos, agilizar processo de emissão de nota/cupom e reduzir drasticamente o risco de furtos, desvios de mercadoria, bem como, erro na separação de pedidos.

Existem dois tipos principais de etiquetas de RFID:
Etiqueta Ativa: tem sua própria fonte de energia (bateria interna), emite o sinal permitindo sua leitura de distâncias maiores. Normalmente possui grande capacidade de armazenamento e seu encapsulamento pode ser feito para resistir a ambientes hostis.

Etiqueta Passiva: não emite sinal, apenas responde ao sinal que é emitido pela antena ou coletor de dados capturando o RFID. Geralmente suas informações são gravadas permanentemente de fábrica, porém algumas são regraváveis.

Os ganhos operacionais são grandes, desprendendo seus colaboradores de tarefas desgastantes como contagem de inventário, um a vez que a coleta é realizada em cerca de 2 a 3 minutos apenas acionando o coletor de um ponto central dentro do estoque, além disso, a identificação individual auxilia tanto no desvio de mercadorias, quanto no erro de separação do seu CD, quanto na prevenção de furtos no seu salão de vendas.

O consumidor final também é impactado positivamente com o uso do RFID, as melhorias vão desde a agilidade na emissão de nota e conferência de pedidos mais volumosos, quanto na interação do consumidor com o próprio produto nos espelhos dos provadores da loja.

A tecnologia ainda é recente no país e traz algumas dúvidas aos gestores, por isso que a Server Softwares para Varejo tem homologados os principais fornecedores de RFID do mercado e cases de sucesso da tecnologia já implantada em alguns clientes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o futuro do varejo, bem como, nossas demais soluções integradas.

21 de Março de 2019

Compartilhar