Blog

Gestão de estoque: a melhor aliada da saúde financeira do seu negócio

Não é novidade a importância de uma gestão de estoque de qualidade no varejo. No entanto, executar essa tarefa é um trabalho diário de atenção e planejamento. O estoque de uma loja afeta diretamente as vendas e, consequentemente, a área financeira do negócio, erros neste processo podem levar a grandes prejuízos. Por isso, falar sobre o assunto nunca é demais. Siga com a gente para pegar algumas dicas importantes!

Gestão de estoque: a melhor aliada da saúde financeira do seu negócio

Racionalidade na hora da compra
Com o planejamento financeiro em mãos, estabeleça um limite máximo para a reposição de estoque. O ideal é que você planeje as compras dentro de um valor um pouco abaixo do limite, operando com uma margem de segurança, caso ocorra algum imprevisto.
Suas compras devem ser realizadas de acordo com o planejamento comercial de seu negócio. Para definir isso, é importante ter dados que mensurem o desempenho das vendas em cada período e, também, analisar o ritmo do mercado. Tenha cuidado para não cometer exageros.

Controle de estoque
Para definir o que será comprado, também é importante saber o que há na casa e como anda o seu giro de estoque. O giro de estoque é um dos índices mais importantes para a avaliação e o planejamento do seu negócio.
Um estoque organizado, no qual os itens armazenados são de fácil acesso visual e físico, ajuda na gestão, evitando que produtos sejam perdidos por ficarem esquecidos.

Ponto de vendas                                             
Ué, mas o assunto não era estoque? Exatamente! O ponto de vendas é a vitrine do seu estoque. Organize seu PDV pensando na valorização dos produtos vendidos, de uma forma que facilite a escolha do cliente. Dê ainda mais destaque àquele item que é a sua aposta, faça com que, ao chegar à loja, os olhares sejam direcionados a ele.
Lembre-se de ir ajustando a disposição de produtos no PDV de acordo com a situação do estoque. Evite a frustração do cliente com um retorno negativo sobre a numeração ou o tamanho.

Negocie com os fornecedores
É importante estabelecer uma relação de confiança com os fornecedores, mas isso não significa que você tenha que permanecer nesta relação quando está saindo no prejuízo. Uma concorrência entre fornecedores ajuda a fazer escolhas melhores na hora da compra, tente ter mais de uma opção de empresa cadastrada para cada item.  Negocie, avalie e faça uma compra consciente.
 

Para ter mais controle e eficiência na gestão de estoque, vem conversar com a Server! www.serverinfo.com.br/contato

05 de Abril de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok