Blog

Dia Mundial do Meio Ambiente: o que você está fazendo para somar nesta causa?

Dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente: o que você está fazendo para somar nesta causa?

A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, com o propósito de dar visibilidade à importância da preservação do nosso ecossistema natural. Infelizmente, não é preciso muita pesquisa para entender que a situação atual do meio ambiente é complicadíssima.

Situação do Brasil
No Brasil, 2020 foi um ano especialmente trágico com aumento de queimadas na Amazônia e um incêndio que devastou cerca de 30% do bioma no Pantanal. Em 2021, já temos números a lamentar, o mês de maio teve o pior índice de focos de calor na Amazônia e no Cerrado desde 2007, segundo dados do pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na Amazônia o aumento foi de 40,6%, em relação ao mesmo período do ano passado, e no Cerrado a alta foi de 78,8%, quando comparado a maio de 2020.

Aspectos positivos
Embora ainda estejamos longe do ideal, nos últimos anos, com diversas campanhas e programas de conscientização governamentais e não governamentais, a população mundial passou a tratar o assunto com mais seriedade, criando leis, projetos, entre outras ações que incentivam a preservação do meio ambiente e o controle da exploração de recursos naturais.
Com a causa cada vez mais em evidência, empresas e pessoas físicas passaram a buscar um meio mais sustentável de existir, prezando pela harmonia com o meio ambiente. A tendência é que sigamos nesta transformação e tornemos a nossa presença na Terra mais natural e equilibrada.

O que você pode fazer para contribuir
Mudanças são feitas de pequenos atos individuais que culminam em grandes atos coletivos. Comece por você, faça a separação do lixo, é um ato simples que contribui com a reciclagem. Opte por produtos reutilizáveis, biodegradáveis, hoje existem inúmeras opções no mercado. Observe as marcas das quais você é cliente, como elas se relacionam com o meio ambiente? Plante uma árvore. Faça a diferença que você pode fazer!

O que a Server faz?
Aqui, na Server, nós tratamos o assunto com seriedade e agimos para contribuir na preservação do meio ambiente.

Adoção de espaços públicos - Fazemos parte do programa municipal de Novo Hamburgo/RS para a adoção áreas públicas, a fim de realizar a manutenção e a preservação do paisagismo de canteiros, rótulas, entre outros.

Horta Comunitária Joanna de Ângelis – A Server é parceira da Horta Comunitária Joanna de Ângelis, uma OSCIP (Organização Social Comunitária de Interesse Público), que planta, cultiva e vende hortigranjeiros, mudas de chás, temperos, geleias e pães, em prol dos trabalhos sociais com crianças e adultos em vulnerabilidade social, atendendo cerca de 2 mil pessoas por mês.  Também são assistidas em torno de 100 pessoas em situação de rua com alimento, roupas e calçados. Cerca de 50 famílias estão em oficinas e terapia de grupo, sendo que 35 delas recebem uma cesta básica por mês.
A Horta é mantida por voluntários e incentiva o contato com o meio ambiente, a sustentável produção da própria comida e o consumo de alimentos naturais. A Server cedeu uma licença de seu ERP para que o controle dos produtos, doações e demais mercadorias/valores que a OSCIP comercializa seja automatizado, além de apoiar na divulgação do projeto.

Kit Serverde – Cada cliente que entra para o time da Server recebe o Kit Serverde, um mimo ecológico envolto em um envelope reciclado, que contém um planner de material reciclado, uma caneta e um pacotinho com sementes da árvore Ipê Amarelo, para plantio. A cada conquista da Server, conquistamos também uma árvore a mais para o planeta!

Por aqui, nós continuamos a planejar projetos voltados ao meio ambiente, esperemos que em breve possamos compartilhar com vocês.

07 de Junho de 2021

Compartilhar

Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. saiba mais

Ok