Bibi | BusinessShop Mobile

Juliano Souza

Juliano Souza
Gerente de Transformação Digital | Bibi

 Sempre com um pé à frente no mercado, a Calçados Bibi também toma a dianteira quando o assunto é tecnologia. Referência no mercado de calçados infantis, a calçadista com matriz em Parobé e uma produção de cerca de 2,6 milhões de pares/ano, está levando uma nova experiência de compras para o consumidor. Trata-se do BusinessShop Mobile, que promete revolucionar as vendas nas 107 lojas da Bibi em todo o País – 20 próprias e 87 franquias. Desenvolvido pela Server Softwares para Varejo, de Novo Hamburgo/RS, o sistema está em piloto em 6 lojas próprias, sendo uma em São Paulo, uma em Belo Horizonte e as demais no Rio Grande do Sul.

A diretora de Varejo da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch, explica que o projeto piloto foi implantando em janeiro nas seis unidades de varejo da rede. “Como nossas lojas são planejadas para operar em espaços de 35 metros quadrados em shoppings, este sistema de caixa móvel apoia a questão de liberar o espaço ocupado por um caixa físico. Mas o ganho é muito maior ao oferecer uma nova experiência de compra e agilidade ao atendimento aos nossos clientes”, diz.

Com um consumidor cada vez mais imediatista, que não quer mais perder tempo em filas de caixa e burocracias para o pagamento, investir na agilidade da operação, criando a ‘venda completa no próprio chão da loja’ é a grande aposta da calçadista. “O vendedor passa a ser um consultor, com habilidade de ofertar o produto, explorar estoque e emitir a nota eletrônica com simples toques no equipamento que está na palma de sua mão”, explica Juliano Müller de Souza, gerente de Transformação Digital, departamento criado há pouco mais de um mês na Calçados Bibi justamente com o propósito de ampliar os horizontes digitais e estreitar ainda mais o relacionamento com o consumidor.

“O BusinessShop Mobile ainda está em fase piloto. Estamos fazendo os testes no sistema para então implantá-lo em todas as unidades do varejo”, comenta Souza. O sistema, que utiliza um hardware da Rede Poynt ou Cielo Lio, conta com mais um diferencial: o Smart List, que faz a escala da ordem de atendimento dos vendedores, relatórios de metas, de comissões e até mesmo a análise dos por quês a venda se consolidou ou não.

SEM ATRITO - Conforme Souza, a transformação da indústria calçadista deixou de ser teoria e para acompanhar o ritmo do consumidor é preciso lidar com os novos recursos tecnológicos, sob o risco de quem não o fizer ficar pra trás. “Com o sistema da Server, empresa que é nossa parceira há 10 anos, conseguimos eliminar o atrito com o consumidor, pois além da agilidade, ganhamos na satisfação da experiência na loja”, afirma. O gerente complementa que o velho refrão Quem Manda é o Cliente nunca esteve tão em alta nos dias atuais. Se o consumidor dita as regras, as mudanças precisam ser produzidas para sua satisfação.
“Nossa prioridade é que o cliente entre na loja e tenha uma ótima experiência de compra. Se ele está no shopping, gostou de um produto e quer que a entrega seja feita na sua casa, ele terá esta possibilidade”, observa Juliano. Segundo o diretor Comercial da Server Softwares para Varejo, Marcos Zanelatto, o controle Omnichannel entre franqueados, lojas próprias, e-commerce e depósito é uma das ferramentas do software BusinessShop, já incorporado no BusinessShop Mobile. Tudo é controlado em apenas um local. Ou seja, não existe mais o “não temos em estoque” e, sim, “gostaria de retirar na loja ou receber na comodidade de sua casa?”.

O SOFTWARE - O BusinessShop é o guarda-chuva das soluções tecnológicas integradas da Server. O software genuinamente gaúcho integra os pontos de venda (PDVs), área financeira, estoques e é o responsável pela gestão de comandos do BusinessShop Mobile. “A grande genialidade do nosso software é o controle dos negócios 100% online. Além das inúmeras funcionalidades, os relatórios podem ser acessados em tempo real pelos executivos, via web ou Apps próprios para dispositivos móveis, em qualquer parte do planeta”, explica Zanelatto.

Bibi
Fale com nosso comercial