Esquina da Economia | Smart List

 Bruna Thais de Oliveira

Bruna Thais de Oliveira
Diretora Administrativa | Esquina da Economia

Feedback do Smart List é decisivo para avaliação do desempenho de equipes

Indicadores são fundamentais para os negócios, que exigem respostas imediatas e resultados. Decidida a largar de vez o "contômetro", a rede de confecções Esquina da Economia implantou o Smart List, aplicativo integrado ao BusinessShop, ERP completo destinado a redes de calçados, confecções e acessórios da Server Softwares para Varejo, de Novo Hamburgo/RS. Ordem de atendimento aos clientes (considerando intervalos, pausas e ausências dos vendedores), controle da taxa de vendas e os motivos para o não fechamento da venda são alguns dos pontos detalhados pelo Smart List, que gera um banco de dados inegualável para o controle real e exato da efetividade da equipe de vendas e que serve de subsídios para aprimorar o atendimento e a gestão das lojas.

Utilizando a aplicação há apenas dois meses, os números já saltaram aos olhos da rede de confecções.  "Quando se tem um feedback em cima de números, que se transformam em estatísticas e gráficos, é bem diferente de um relatório feito manualmente, no contômetro, ou a partir de observações", relata Bruna Thais de Oliveira, diretora Administrativa da Esquina da Economia. Segundo a executiva, o feedback do Smart List está engajando gestores e colaboradores.

O aplicativo tornou-se um grande aliado no que se refere ao processo de avaliação de desempenho das equipes. "O fluxo de clientes sempre serviu de justificativa para a não venda. Agora, conseguimos mensurar o volume diário de clientes, quantos efetivaram a compra e os motivos de a venda não ter sido convertida", explica Bruna, ao citar que os dados são utilizados fonte de análise e comparativos nas reuniões mensais da empresa, com lojas em Novo Hamburgo, Parobé, Igrejinha Montenegro, Alvorada e Porto Alegre, somando cerca de 120 colaboradores.

REDUÇÃO DE DESPESAS - Mais do que isso. O aplicativo possibilitou a extração de outros diagnósticos: de um quadro de seis colaboradores, quatro conseguiam converter 80% das vendas e dois apenas 20%. Esta análise foi decisiva para a redução de despesas com pessoal. "O grande diferencial do Smart List é o de filtrar a equipe de vendas", comenta a diretora. Outro ponto identificado foi em relação aos horários. Percebeu-se como a equipe que faz o primeiro horário é prejudicada em cima do segundo horário. Por exemplo, vendedores que abrem a loja às 8h30 atendem em média 10 clientes e não revertem tanto como a equipe que fica para fechamento de loja - até 19 horas.

Ao citar mais funcionalidades, Bruna destaca outras percepções obtidas com o feedback dos dados e que ajudam no reposicionamento da empresa. Uma delas diz respeito ao Setor de Compras, que passou a ter no aplicativo um facilitador na hora das negociações para novas aquisições. Por exemplo, a procura por um determinado produto, cor e tamanho, inexistente nos estoques, passa a ser um claro indicativo de novos investimentos. Encantada com o sistema e a vasta possibilidade de uso, a executiva prevê a geração de um conteúdo riquíssimo para análise e absorção pela empresa, que busca constantemente aprimorar suas atividades. "A ferramenta da Server, uma solução simples e guia necessário para os negócios, pode ajudar a acelerar a tomada de ações para que todos - gestores e colaboradores - trabalhem para atingir o resultado ideal."

Para o diretor Comercial da Server Softwares para Varejo, Marcos Zanelatto, a adoção de tecnologias avançadas de informação e de gestão se tornou fundamental às atividades e competitividade varejista. “Com a modernização constante de nossos processos, oferecemos tecnologias de qualidade, sem custos adicionais, personalizadas aos modelos das organizações, sem gerar transtornos na virada do sistema”, destaca.
 
 
SOBRE A SERVER
A Server Softwares para Varejo atua há 29 anos no mercado. O BusinessShop já está implantando em mais de 3 mil clientes em todo o Brasil, como lojas da Calçados Bibi, Luz da Lua, Talismã, Aby´s, Usaflex, a mineira Alphabeto, entre outras redes e franquias. Em crescimento consecutivos de dois dígitos nos últimos anos, a empresa hamburguense  deve  ultrapassar a casa dos 40% em 2018.
O BusinessShop, software de gestão das áreas financeira, comercial e fiscal, é o guarda-chuva de outras ferramentas inteligentes – conectadas principalmente por smartphones como o Smart List e o RFDI, a mais recente solução inovadora da Server já implantada na empresa Rola Moça, com sede em Lajeado/RS.

Esquina da Economia
Fale com nosso comercial